top of page

O Grupo Desportivo São Roque é uma colectividade desportiva, recreativa e cultural,criada em 1958 por Manuel Joaquim Vieira, Diberto Borges Cabral, Gilberto Pereira e Fernando Ribeiro, mas somente foi fundada em 12 de Agosto de 1960, tendo como finalidade o desenvolvimento da cultura e prática desportiva dos seus associados e da juventude em geral.

 
Quando o clube filiou-se na Associação de Futebol de Ponta Delgada, a sua direção era composta pelos seguintes elementos: Carlos Medeiros Presidente, Manuel Raposo Puga, Liberal Germano, Eduardo Miranda, João Ferreira e Leonardo Vieira.

O primeiro nome clube foi Atletico Desportivo São Roque, devido às ligações com o Atletico Clube de Portugal e o primeiro campo chamava-se tapadinha e ficava situado na Rua das Maricas.


Ao longo destes seus cinquenta e um anos de vida o Grupo Desportivo São Roque tem participado em diversos eventos a nível da comunidade em que está inserido, bem como provas organizadas pela Associação de Futebol de ponta Delgada, Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Andebol, Associação de Patinagem e Associação de Atletismo. 

Desde o princípio da sua fundação, nos anos sessenta, que o Grupo Desportivo São Roque se notabilizou pela maneira desportiva como encarava as suas participações nas competições em que se inscrevia. 

O Grupo Desportivo São Roque, quando teve em funcionamento a sua secção de Andebol, conseguiu feitos não só a nível de Ilha, onde foi Campeão, como também a nível da região. Na altura os nossos atletas treinavam em Ponta Delgada e após o treino, regressavam a pé a São Roque. 

Desde os seus princípios que o Grupo Desportivo São Roque foi um constante “viveiro” de jogadores que, por falta de infra-estruturas, após algum tempo – por sinal – iam jogar para os clubes de Ponta Delgada, casos concretos do Marítimo Sport Clube, Micaelense Futebol Clube, Clube União Micaelense e Clube Desportivo Santa Clara. 

A Nível da Equipa sénior o Grupo Desportivo São Roque, tem no seu currículo a vitória da Taça Manuel Inácio de Melo, uma Taça de Honra, uma Taça São Miguel, uma Supertaça e uma Taça Primavera. 

Com a nova maneira de encarar o futebol, diferente daquela que se praticava no Grupo Desportivo São Roque, em que se jogava por “amor à camisola” e não por dinheiro e atendendo a que o Grupo Desportivo São Roque não podia pagar jogadores, foi decidido encerrar os seniores. 

Com uma vaga de gente nova, entre dirigentes e treinadores, cheia de garra e entusiasmo, quase todos eles antigos praticantes de futebol nas camadas jovens e não só do Grupo Desportivo São Roque, foi “abraçado” com muito entusiasmo a abnegação o projecto das escolas de formação que, em boa hora, foi posto em prática e com resultados que ultrapassaram, de longe, todas as expectativas. 

A Equipa das Escolas já fomos três vezes campeão de São Miguel, vencedor de três taças de São Miguel, seis Taças Henrique Ben David e uma Supertaça, em Infantis foi uma vez Campeão de São Miguel, vencedor de cinco taças Pauleta, uma taça São Miguel e duas Super taças, em Iniciados venceu por duas vezes o Campeonato de São Miguel e dos Açores, duas Super taças,  uma taça de São Miguel e uma taça João Maciel, em Juvenis foi cinco vezes campeão de São Miguel e quatro campeão dos açores, vencedor de três Super taças, Vencedor de uma taça de São Miguel e duas taças Manuel Inácio Melo, em Juniores foi cinco vezes campeão de São Miguel e três Campeão dos Açores, vencedor de três taças Alírio Fontes e quatro taça de São Miguel.

 

Participamos por mérito próprio, na competição a nível nacional com equipas como Futebol Clube do Porto, Sporting Clube Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube o Belenenses, Louletano Futebol Clube, Vitória Sport Clube, Sporting Clube Braga, Vitória Futebol Clube, Grupo Desportivo Pescadores Costa da Caparica, Ginásio Clube de Corroios, Grupo Desportivo Estoril Praia, Real Sport Clube, Clube Desportivo Cova da Piedade, Lusitano Vila Real Santo António, União Desportiva de Leiria, Clube Desportivo Fátima, Futebol Clube Paços Ferreira, Clube Desportivo Aves e Clube Desportivo Feirense. Assim dava-se a conhecer a nossa região através dos miúdos dos “AMARELOS DE SÃO ROQUE”. 

Tem sido uma série de êxitos que, felizmente, têm acontecido e, com os quais, o Grupo Desportivo São Roque tem projectado o seu nome bem como a da Região Autónoma dos Açores, no contexto do Futebol Nacional. 

No tocante a jogadores o Grupo Desportivo São Roque continua a ser um “viveiro” infindável de talentos que têm sido cobiçados a nível nacional. Por exemplo, podemos citar um caso de um juvenil que esteve no Sport Lisboa e Benfica e que por inadaptação ao meio, não conseguiu, depois de diversas provas prestadas com muito valor, ficar por lá. Um outro juvenil também rumou ao Vitória de Guimarães fazendo quase toda a sua formação neste clube e um Junior que representou o Sporting Clube de Braga, hoje felizmente temos muitos valores a competir a nível nacional (série Açores).
 

Em linhas gerais e de maneira sucinta é esta a história do Grupo Desportivo São Roque.  

O Clube

NOME – GRUPO DESPORTIVO SÃO ROQUE
SEDE – RUA DR. EDUARDO ANDRADE PACHECO, 19
FREGUESIA – SÃO ROQUE
CONCELHO – PONTA DELGADA
CÓDIGO POSTAL – 9500-714 SÃO ROQUE
FILIAÇÃO – ASSOCIAÇÃO FUTEBOL PONTA DELGADA

 

Presidente: Artur Diniz

O Grupo Desportivo São Roque para maior comodidade aos seus sócios disponibiliza a funcionalidade de pagamento de quotas por Transferência Bancária. Deverá efetuar o seu pagamento para o NIB:  0038 0000 67480274301 30 Banif Açores

bottom of page